Virtualização

Projeto final apresentado como exigência da disciplina de estágio supervisionado, sendo requisito para conclusão do curso de Projeto e Gerência de Redes de Computadores.

Gordon Moore, um dos fundadores da Intel, fez uma afirmação nos anos 60, que o número de transistores num único  chip dobraria a cada dois anos[38], sendo que sua previsão é conhecida com a Lei de Moore. Como conseqüência, temos atualmente processadores extremamente poderosos. No entanto todo este poder de processamento não é totalmente utilizado, ficando ocioso boa parte do tempo. Uma solução para este dilema é o compartilhamento destes recursos. Como opções de compartilhamento, pode-se citar a Virtualização e a Exteriorização. Na virtualização, é possível implementar múltiplos ambientes com vários sistemas operacionais instalados, sendo executados de forma isolada, numa única máquina. Na Exteriorização, através da técnica de Multiterminais, uma única máquina é usada simultaneamente por vários usuários, sendo que cada um usará um conjunto formado por monitor, teclado e mouse. 

Para ilustração da virtualização, foram escolhidas neste trabalho as soluções VMWare Server e VirtualBox, pelo fato de terem interface de gerenciamento gráfico, funcionarem tanto em ambiente GNU/Linux quanto em Microsoft Windows – o VirtualBox também tem versão para Mac OS X – e possuírem licenças  freeware.

Abaixo o download do arquivo completo:
Ċ
Aristoteles Araujo,
25 de set de 2013 10:29
Comments